Social Icons

Follow Us

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mercado Central de BH




Fachada do Mercado Central

Cada cidade tem o seu mercado característico que expõe sua cultura ao extremo para que possamos conhecê-la quase que com exatidão. Em BH, o Mercado Central faz esse papel muito bem, lá encontramos bares com seus petiscos tradicionais e cerveja gelada, bem como manda o figurino da cidade conhecida como a capital dos bares. A culinária mostra sua enorme diversidade de produtos típicos, desde o queijo tradicionalíssimo nas mesas mineiras até o abacaxi gelado servido na ponta da faca.


Perca-se nas pequenas alamedas onde pode-se ver e comprar de quase tudo. Flores, queijos, doces, cachaças, souveniers, embalagens, fumo de corda, frutas e legumes frescos, ervas e até animais de estimação e aves. O segundo andar é quase todo dedicado as lojas de artesanato e você encontrara muita coisa legal como, por exemplo, as Namoradeiras tão típicas de Minas Gerais.
Vá sem pressa e sem obrigação nenhuma, pare num barzinho, peça sua Backer (cerveja tradicional de BH), uma porção de jiló e relaxe!


Loja de Condimentos
UM POUCO DA HISTÓRIA....

O Mercado Central nasceu em 07 de setembro de 1929. Os feirantes foram então reunidos em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, centralizando o abastecimento da cidade. As barracas de madeira se enfileiravam nos 14.000 m2 do terreno, circundado pelas carroças que transportavam os produtos. Na época, o mercado era um campo aberto, com barracas simples. Funcionava como um centro de distribuição de alimentos e outros gêneros, assim como hoje temos a CEASA-MG.

Mercado central á esquerda


Em 1964, o então prefeito decidiu vender o terreno alegando impossibilidade de administração. Assim, Cristiano Machado (ex-prefeito de BH) comprou o mercado evitando a venda a terceiros. No entanto, os compradores enfrentaram, imediatamente, um primeiro problema: teriam que construir um galpão coberto, na área total do antigo mercado, dentro de um prazo de cinco anos. Caso não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura. A 15 dias do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento do mercado.

Foi então que os Irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo, fundadores do Banco Mercantil do Brasil, decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto, financiando a construção e, ao fim do prazo, todo o terreno estava completamente coberto.
Após a cobertura, o Mercado Municipal foi comprado pelos próprios comerciantes, que fundaram uma Cooperativa e deram início à reconstrução do estabelecimento, que passou a se chamar Mercado Central Abastecimento e Serviços S/C de Belo Horizonte. O local recebeu a pavimentação de ruas internas, cobertura metálica, reforma e/ou reconstrução das barracas e edificação de um outro pavimento - o estacionamento para automóveis.


Informações úteis


Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro. Em frente ao Minascentro.
Telefone: 31 3274-9434
E-mail: mercado@mercadocentral.com.br
Horário de Funcionamento: 2ª a sáb. das 7h às 18h, dom. e feriados das 7h às 13h.
Serviços: Estacionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text