Social Icons

Follow Us

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um pouco de história...

Praça sete - década de 30


Agora que você já sabe que irá conhecer Belo Horizonte, que tal entender um pouco da história dessa metrópole diferente, com clima privilegiado e cercada pelas montanhas da serra do curral? Então, vamos lá:

A cidade nasceu nos primeiros anos do regime republicano, foi planejada e construída pelas elites para ser a capital política e administrativa do estado. O projeto foi inspirado no modelo das mais modernas cidades do mundo, como Paris e Washington.  O centro recebeu um padrão de ruas retas, formando uma espécie de quadriculado e as avenidas foram dispostas em diagonal. Esta área receberia estrategicamente toda infraestrutura urbana como transporte, educação, saneamento, assistência médica e centro comerciais. Seu limite era a avenida do contorno.

Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, portanto, uma cidade relativamente nova. Mas apenas na década de 40 é que a cidade se modernizou, ganhando várias indústrias e havendo o crescimento do comércio.


Praça sete - década de 50

Os anos 60 e 70 foram caracterizados pelo desrespeito pela memória da cidade. Para que o progresso pudesse avançar,  ruas, casas, árvores foram demolidas. Até o pirulito foi retirado da praça sete e enviado ao Museu Abílio Barreto! Houve uma grande descaracterização da cidade nessa época.

Já nas décadas de 80 e 90 houve uma conscientização da população que começou a preocupar-se com o crescimento desordenado e os problemas de perda de marcos históricos, degradação ambiental e desigualdade social. Assim, ao longo da década de 80, seus cidadãos foram redescobrindo os espaços das ruas. E, a cultura começou a ser valorizada como um instrumento de conquista da cidadania.

Hoje a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e, pode-se dizer, até internacional no ponto de vista cultural, econômico e político. Conta com importantes  monumentos, parques, museus e eventos de grande repercussão. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text